SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

GESTÃO FISCAL

Lei Complementar nº 101/2000 – art. 48
Bem vindo a SANTA ROSA DO PIAUI/PI

História

História de Santa Rosa do Piauí

...

      Santa Rosa do Piauí é um município do estado do Piauí localizado na região Nordeste do Brasil. Sua história começa na antiga fazenda Patos, uma propriedade privada que pertencia ao casal Benedito Martins de Carvalho e Rosa Idalina Ferreira de Carvalho. Na década de sessenta do século XX, essa fazenda foi adquirida pelo Bispo Dom Edilberto Dinkelborg, um imigrante alemão que chegou ao Brasil em 1935. A aquisição tinha como objetivo principal realizar o projeto agrícola denominado ANDA - Associação Nordestina de Desenvolvimento Agrícola.
      A ANDA introduziu uma série de novas técnicas agrícolas e conduziu experimentos diversos com várias culturas, incluindo milho, arroz, feijão, hortaliças, fumo, amendoim, cana-de-açúcar e gergelim, utilizando tecnologias inovadoras para instruir e capacitar a população local. Sob a gestão dos membros da Igreja Católica local, com o bispo Dom Edilberto Dinkelborg como presidente. As mudanças trazidas pelo projeto causaram apreensão em muitos membros da comunidade. No entanto, apesar do receio inicial, a maioria dos lavradores locais acabou se tornando mão de obra em diferentes áreas da associação. Entre eles destacava-se Zacarias de Freitas Lima (conhecido como Zacarias Machado), um dos poucos alfabetizados na região. Quando a ANDA chegou, ele logo se aproximou do projeto. O bispo fez uma proposta para ser apontador da ANDA. A função era mais que um trabalho, era uma forma de encorajar os outros, pois percebera que Zacarias era muito respeitado pelos homens do local. Ele assumiu a nobre missão. Montou as turmas de trabalhadores para destocarem as terras, abrir estradas, cubar a terra e medir cada palmo da fazenda, acompanhar e guiar pelos caminhos e veredas os engenheiros, exercendo a coordenação do serviço braçal com liderança e disciplina. Essas foram as primeiras ações da ANDA para desbravar a Fazenda Patos. Para socializar decisões, ou mesmo para promover novos conhecimentos, foi erigido o centro social, espaço comunitário. No centro social realizava-se reunião semanalmente em que colocava em mesa as metas obtidas e aquelas que se propunham alcançar. O planejamento era uma grande estratégia da ANDA. Além desses encontros, ocorriam, nesse lugar, oficinas de culinária, corte e costura, orientações básicas de higiene, aulas teóricas para os colonos aprenderem como manusear as novas tecnologias agrícolas, aulas para crianças e adultos, missas, tertúlia e outras tantas atividades de cunho comunitário. ANDA não oportunizava somente trabalho, a sua presença fez com que aquela gente tivesse uma melhor qualidade de vida.
      A energia elétrica chegou pela primeira vez em 1972. Desde que a ANDA foi instalada naquela região que os moradores de lá passaram a experimentar aquilo que, até então parecia tão distante. As veredas de outrora se exibiam agora como ruas. As casas, antes de taipa, davam lugar a moradas mais bem arquitetadas. Os animais de carga, que antes eram os únicos a transitarem pelas vias silvestres do povoado, já corriam com os carros, tratores, jipes, caminhões, motocas e bicicletas. O povoado de Santa Rosa dispunha de muitos atributos que a credenciava a ser elevada à condição de cidade. No dia 29 de abril de 1992, Santa Rosa do Piauí foi desmembrado do Município de Oeiras, com sede no povoado “Santa Rosa”, tornou-se cidade Santa Rosa do Piauí.