O curso é voltado para pequenos produtores rurais e suas famílias. Com ferramentas simples de gestão eles aprendem a desenvolver e melhor administrar a pequena propriedade rural.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realizou com produtores de Santa Rosa, o curso NEGÓCIO CERTO RURAL.

O curso é voltado para pequenos produtores rurais e suas famílias. Com ferramentas simples de gestão eles aprendem a desenvolver e melhor administrar a pequena propriedade rural.

O Professor Silveste Paulino foi o instrutor, ele falou do curso e sobre as perspectivas dos produtores. “Negócio Certo Rural trata da gestão da propriedade, o curso foi realizado em cinco módulos, além dos módulos, nós temos também duas consultorias, sendo que uma das consultorias é realizada em sala de aula, e a outra é realizada inloco na propriedade do produtor”, frisa o Professor.

Além de fazer o aluno entender a gestão da propriedade, o curso tem a finalidade de preparar um plano de negócio com os produtores, esse plano será aplicado dentro da propriedade de acordo com a demanda e realidade de cada um.

O produtor rural Dom Carlos é um dos moradores mais antigos da cidade, com quase 80 anos, ele ainda está na ativa, e uma de suas paixões é a criação de ovinos. Seu Dom Carlos participou do curso e falou que seu maior aprendizado foi com a parte de gestão e planejamento. “Na parte de planejamento me ajudou muito, por que eu não era organizado, não sabia quando estava tendo lucro ou prejuízo, mas agora, com o curso eu posso colocar em pratica tudo que aprendi, principalmente nessa parte de gestão”, finaliza Dom Carlos.

O Prefeito de Santa Rosa do Piauí, Veríssimo Siqueira, assim como o Secretário de Agricultura Jairo Duarte estiveram participando de alguns momentos do curso, a participação dos mesmos fortaleceu o objetivo do curso e o apoio aos pequenos produtores do município.