O município de Santa Rosa do Piauí avança no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) na educação fundamental anos iniciais e finais.

Com destaque para a escola São José do Povoado Santana que evoluiu significativamente, crescendo de 3.0 em 2011, para 4.8 em 2017, já ultrapassando a meta estipulada pelo MEC para a próxima etapa em 2019.

Outro destaque é o resultado da escola Francisco José dos Santos, no ensino fundamental anos finais, a escola evoluiu de 3.9 em 2015, para 4.5 em 2017.

Todos os resultados mostram o empenho da equipe da educação do município de Santa Rosa, que tem se fortalecido a cada ano, na busca pelos melhores resultados, principalmente, com relação à educação fundamental básica.

Vale ressaltar que Santa Rosa do Piauí está dentro da meta que havia sido posta pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano 2017. E que os índices são adquiridos com base nos resultados da provinha Brasil, que mede e avalia a qualidade de aprendizagem e letramento de estudantes de todo país.