A Prefeitura de Santa Rosa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), iniciou nesta terça-feira (15), a “Busca Ativa Escolar” em Santa Rosa do Piauí. A ação já percorreu algumas localidades do município para realizar a matrícula de crianças e adolescentes que estão fora da escola. As atividades serão mantidas até a próxima sexta-feira (18).

De acordo com o cronograma, elaborado pela SEMED, a ação já visitou os interiores, Pitombeira, Bananeira, Bom Jardim, Mangabeira, Santana e outras regiões próximas. A ação está sendo iniciada das 07:30h às 13h pretende visitar todas os interiores e cidade. O objetivo é identificar, registrar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar.

Para esta ação, que tem o objetivo de contribuir para a inclusão escolar, a SEMED formou equipes que realizarão visitas nas residências onde moram os alunos que não estão matriculados em escolas ou creche de Santa Rosa.

A proposta é de que o trabalho ocorra de forma integrada e intersetorial entre as secretarias municipais da Educação, Saúde e o UNICEF. Por isso, o levantamento das crianças, está sendo feito fora da escola, e realizado pelos agentes comunitários de saúde que estão localizando as crianças e os jovens que não está matriculado ainda na escola.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia proposta no Plano Municipal de Educação e, para auxiliar o trabalho de levantamento, foram utilizados formulários disponibilizados na plataforma “Busca Ativa Escolar”, que faz parte da ação “Fora da Escola Não Pode” do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef).