Neste início de ano, a Prefeitura municipal de Santa Rosa do Piauí, recebeu da Junta Comercial do Piauí a relação das empresas ativas para 2018, e a partir dela foi emitido o alvará para o exercício do ano em curso. O processo é automático, feito todo início de ano.

Muita gente percebe tarde de mais que, tão importante quanto solicitar alvará para exercer uma atividade comercial, é cancelar o documento quanto os planos profissionais mudam. A renovação é automática, que abarca a cada ano um número maior de empresas, facilita a vida de quem está na ativa, mas é um prato cheio pra quem está inativo acumular dividas sem perceber.

O diretor de arrecadação do município Wesley Sousa falou sobre o assunto “Muita gente só ficou sabendo que tem uma empresa aberta porque chegou uma correspondência. E assim, achava que, como não estava usando, não precisava pagar. O volume de empresas ativas é grande porque as pessoas se esquecem de dar baixa ou mudar o negócio de endereço sem avisar”, disse Wesley.

Quem pretende cancelar tem que comparecer a Prefeitura Municipal até final de março para comunicar o setor responsável.