Expectativas de 10 mil visitantes há AGROROSA

Foi iniciada nesta quinta-feira, 27, a primeira edição da Feira de Agrotecnologia e Inovação do Vale do Canindé – AGROROSA. Organizado pela Prefeitura Municipal, o evento acontece até sábado, 29, e faz parte da comemoração do aniversário de 25 anos de emancipação política do município de Santa Rosa do Piauí.

O prefeito Veríssimo Siqueira diz que o evento movimenta a economia de Santa Rosa e estima que cerca de 10 mil visitantes circulem pelo município, nos três dias de AGROROSA. “A feira vai dar oportunidade de negócios para o povo da nossa terra, do nosso lugar. São mais de 200 pessoas com participação direta no evento, com oportunidade de renda. Nossa expectativa é que, nestes três dias de AGROROSA, circulem na feira e no município de Santa Rosa, algo em torno de 10 mil pessoas”, avalia o prefeito.

Ele comenta que a Prefeitura investiu na capacitação de profissionais para acolher os visitantes. “Estamos preparados para receber o visitante. Promovemos cursos de capacitação na área de culinária e de hotelaria domiciliar no Sebrae”, informa o gestor.

Veríssimo destaca o empenho da Prefeitura em firmar garantem o êxito do evento. “A Prefeitura está promovendo um grande evento, junto com o Governo do Estado, com todo apoio do governador Wellington Dias; Secretaria de Desenvolvimento Rural, através do deputado Limma; Sebrae, Banco do Nordeste, que está fazendo no município um investimento na ordem de mais R$ 1,2 milhão. Então, é uma feira de negócios, que oportuniza à população o trabalho, a exposição e venda de seus produtos”, argumenta o prefeito.

Cerimônias cívicas e palestras marcam primeiro dia de evento

Hasteamento de bandeiras e cerimônias cívicas, com a presença do prefeito Veríssimo, secretários municipais e outras autoridades locais, marcaram a abertura do evento, na manhã desta quinta. Logo em seguida, foram abertos os espaços da Educação, com apresentação teatral e exposições de livros; e os apriscos dos animais, onde estão expostos ovinos, caprinos, alevinos e diversos outros animais de pequeno porte.

No turno da tarde, foi realizada uma mesa redonda sobre políticas públicas que podem promover impactos positivos na produção e na comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar. Também foram realizadas palestras sobre a Energia Solar como alternativa para produção de energia limpa e renovável no campo e cidade, Produção de Milho Verde Irrigado, Manejo e produção de peixes em tanques escavados e o uso de Produtos Agrícolas Biofortificados na Agricultura Familiar.

Além do prefeito, as solenidades contaram com a presença do vice-prefeito, Chico Santos; do diretor do Campus de Oeiras do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Sebastião Nascimento; do pesquisador da Embrapa e colaborador da AGROROSA, Dr. Valdemicio Ferreira de Sousa; do prefeito de Cajazeiras do Piauí, Aldemar Carmo e do gerente regional do Banco do Nordeste, Carlos Washington.

À noite acontece abertura oficial do Espaço Gastronômico “Culinária Dona Carmosa” com degustação de pratos e ainda o lançamento do roteiro turístico e balcão de turismo e informações, com dados sobre rede de acolhimento familiar, hotéis, restaurantes, bares, transportes, alimentação e serviços. Logo depois, a população e os visitantes conferem uma apresentação cultural – Roda de São Gonçalo – e shows musicais com as bandas Xameguinho do Forró e Felipe e Banda Envolvente.

“Estamos com toda a estrutura montada do evento, com mais de 50 expositores. Com tendas de alimentação e bebidas, feira da agricultura com produtos da agricultura familiar, exposição de animais, artesanato. É um evento para valorizar as pessoas do lugar”, finaliza o prefeito Veríssimo Siqueira.

Você pode gostar...